música na escola / música na escola ead (escolas de música e escolas regulares)
O curso tem como base a metodologia criada e desenvolvida no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical de Belo Horizonte, ao longo de mais de 50 anos de experiência de sala de aula. Partindo da vivência e da percepção sensorial dos elementos musicais, passa-se gradativamente do concreto ao abstrato enquanto essa vivência vai se transformando em conhecimento, possibilitando aos nossos alunos a apropriação da linguagem musical e a conseqüente expressão por meio dela.
Programa básico:
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Atividades formadoras de uma atitude necessária e indispensável ao fazer musical, com o objetivo de desenvolver: reação rápida, prontidão, decisão, atenção, percepção auditiva, percepção visual, memória, coordenação, direção do som, audição de sons simultâneos.
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Atividades propiciadoras da vivência, percepção e realização dos parâmetros do som (altura, duração, intensidade, timbre), da forma musical e sua organização interna (frases e semi-frases).
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Repertório: canções, parlendas, trava-línguas, batimentos corporais, jogos e brincadeiras tradicionais.
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Atividades de audição ativa: audição de peças significativas percepção de elementos musicais, a elaboração dos arranjos, a observação das ocorrências musicais e a verbalização com terminologia apropriada. Por meio da audição ativa os alunos percebem o valor expressivo da música, uma nova linguagem que estão vivenciando e absorvendo.
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Atividades visando os automatismos dos nomes das notas – automatismos ascendentes e descendentes em graus conjuntos.
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Atividades para a percepção e compreensão do silêncio como elemento constitutivo da música.
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Sensibilização para a percepção da “paisagem sonora”.
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Atividades com instrumentos de percussão – arranjos para as canções e parlendas, realização dos modos rítmicos (apoio, pulsação, ritmo, divisão), ostinatos, etc.
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Atividades criativas partindo de estímulos concretos – sonorizações de gravuras, roteiros climas sonoros.